Um homem armado matou três homens e feriu uma mulher na cabeça em uma rua em Istres, no sul da França, aparentemente sem motivo de acordo as autoridades. O atirador, um jovem de 19 anos, usava uma Kalashnikov e parecia atirar aleatoriamente.
O tiroteio durou poucos minutos, e o suspeito foi preso pela polícia perto do local do crime. As vítimas parecem ter sido escolhidas ao acaso pelo atirador, que é visto pelas autoridades como alguém com distúrbios psicológicos. Acredita-se que o suspeito não conhecesse nenhuma das vítimas e sua identidade não foi revelada pelas autoridades.
"Parece que essa pessoa tinha uma arma de alto calibre, uma Kalashnikov, e disparou contra a multidão", afirmou o ministro do Interior, Manuel Valls. "É muito preocupante e mostra, mais uma vez, o problema da circulação de armas".
O ministro foi até o local da tragédia que fica em Istres, a 20 quilômetros de Marselha. A segunda maior cidade da França tem visto uma série de tiroteios relacionados a drogas com a chegada de armas oriundas da Europa Oriental. "Ele usava o fuzil como se estivesse caçando ou num jogo", disse uma testemunha.
O atirador já teria passagem pela polícia num caso relacionado a armas de guerra. Uma fonte contou que ele poderia ter distúrbios psiquiátricos.