Escoteiros paranaenses estavam em um shopping de Oslo, a 500 metros do local da explosão, quando ouviram um estrondo parecido com um trovão. "O chão tremeu e as vitrines das lojas balançaram", conta Luiz Fernando Vendramini, um dos coordenadores do grupo de 39 adolescentes (entre 14 e 18 anos) e 10 adultos que viaja pela Europa.
O alarme de incêndio do shopping tocou e o local foi evacuado rapidamente. Vendramini, que conversou com a reportagem da Gazeta do Povo pela internet, diz que eles não ficaram muito assustados na hora e nem imaginavam que se tratasse de um atentado terrorista. "Como a estação central de trem da cidade está em manutenção, muitos pensaram que o barulho foi por causa das obras".
As ruas próximas ao prédio onde ocorreu a explosão estavam cheias de fumaça e cinzas. Folhas de papel voavam pelo ar e alguns dos adolescentes até pegaram os restos da explosão para trazer de "recordação" para o Brasil.
Apesar de até o exército está pelas ruas, as cenas mais intensas que os brasileiros viram foram pela televisão. Vendramini relata que as pessoas caminhavam atentas pelas ruas, mas sem pânico.
O centro da cidade foi interditado, os trens e os ônibus pararam de circular. O grupo de escoteiros estava dividido em tropas de 10 que passeavam por diversos pontos da cidade. O coordenador conta que alguns tiveram dificuldades de voltar ao local onde estão hospedados. Assim que chegavam, os adolescentes eram orientados a ligar para suas famílias.
Carlos da Silva Neto (que está em Curitiba), contou por telefone à reportagem da Gazeta do Povo que ficou sabendo da explosão pelo Twitter da filha (@ga byzotto). Gabriela Parizotto Silva, 16 anos, faz parte do grupo de escoteiros. "Não fiquei muito preocupado porque ela ligou logo e disse que estava tudo bem".
O grupo saiu do Brasil no dia 9 de julho e chegou a Oslo na quinta-feira. Ontem, a programação foi cancelada e eles não puderam sair do hotel.
A previsão é que eles sigam o roteiro da viagem normalmente e partam hoje para Estocolmo, Suécia, onde vão participar do Jamboree, encontro mundial de escoteiros.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Deixe sua opinião