A Justiça dos Estados Unidos suspendeu temporariamente um programa federal da gestão Joe Biden para que imigrantes ilegais casados com cidadãos do país regularizem sua situação.
Segundo informações da agência Associated Press, a medida foi imposta nesta segunda-feira (26) pelo juiz distrital J. Campbell Barker, depois de os governos republicanos de 16 estados terem ingressado na última sexta-feira (23) com uma ação contra o programa em um tribunal federal em Tyler, no estado do Texas.
Os governadores alegaram que o projeto, lançado em junho e que havia aberto inscrições na segunda-feira da semana passada (19), poderia agravar a crise migratória nos Estados Unidos. A estimativa é que o programa poderia beneficiar cerca de 500 mil imigrantes sem status legal.
“As alegações são substanciais e justificam uma consideração mais detalhada do que o tribunal tem sido capaz de fazer até o momento”, escreveu Barker no despacho.
O juiz deu aos governos estaduais que ingressaram com a ação e à gestão Biden um prazo até 10 de outubro para que apresentem argumentos ao tribunal. Dessa forma, uma decisão definitiva pode ser tomada antes de 5 de novembro, data da eleição presidencial, na qual o tema migração tem sido um dos mais debatidos pela oposição republicana.