A juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg foi hospitalizada na manhã de quinta-feira (8) depois de fraturar três costelas durante uma queda em seu escritório na noite de quarta-feira, informou a corte.
Ginsburg, 85, foi internada no Hospital Universitário George Washington no início da manhã para observação e tratamento.
Um comunicado do supremo tribunal disse que Ginsburg voltou para casa na noite de quarta-feira, mas foi ao hospital na quinta-feira depois de "experimentar desconforto durante a noite". Testes mostraram que ela fraturou três costelas no lado esquerdo, segundo o comunicado.
Ginsburg decidiu continuar na Suprema Corte apesar dos problemas de saúde, incluindo câncer de cólon e de pâncreas e um procedimento cardíaco no qual ela teve que colocar um stent (uma prótese em forma de tubo que previne a constrição do fluxo sanguíneo) em sua artéria coronária direita.
Durante um discurso em Nova York em julho deste ano, Ginsburg disse que esperava servir a Suprema Corte por pelo menos mais cinco anos. Ela foi indicada à corte em 1993 pelo presidente democrata Bill Clinton e é um dos quatro juízes progressistas do tribunal, que conta com cinco membros conservadores - dois deles indicados pelo presidente Donald Trump.
A hospitalização da magistrada ocorre na manhã da investidura formal do juiz Brett Kavanaugh. O presidente dos EUA, Donald Trump, está entre os dignitários que pretendem participar da cerimônia no tribunal.