Os países do Mercosul estudam a criação de um mandado de captura nos moldes do modelo existente na União Européia, o que acabaria com os processos de extradição entre os integrantes do bloco, afirmou nesta sexta-feira (21) o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes.

CARREGANDO :)

O tema é um dos tópicos da agenda do sexto Encontro de Cortes Supremas do Mercosul, que acontece na capital brasileira. O mandado de captura simplifica os procedimentos burocráticos necessários para a entrega de prisioneiros de um país para outro. No Brasil, exemplificou o ministro, um processo de extradição não é concluído em menos de três anos.

"É uma idéia que está sendo colocada em debate", declarou Mendes a jornalistas, antes de reconhecer que a instituição da regra dependeria da alteração das legislações dos países do bloco. "É realmente desafiador."

Publicidade

Os juízes das supremas cortes dos países do Mercosul também discutiram outros avanços institucionais, como a criação da "Carta de Direitos Fundamentais do Mercosul" e aprimoramentos no estabelecimento de um tribunal permanente.