No centro do julgamento está um ditador africano que pode ter contribuído para a morte de mais de 50 mil pessoas numa guerra civil. Mas a identidade de algumas depoentes, flertes, revelações e contradições estão dando ao caso ares de futrica hollywoodiana coberta pelo canal de entretenimento E!.
O julgamento acontece em Haia, e os promotores pedem a condenação do ex-presidente da Libéria, Charles Taylor. Eles o acusam de ter armado os guerrilheiros de Serra Leoa em troca de diamantes, que o ditador depois daria para mulheres bonitas.
Uma dessas mulheres é a modelo Naomi Campbell. Na semana passada, ela foi à corte falar de sua relação com Taylor, que presidiu a Libéria de 1997 a 2003.
Com um conjunto bege e cabelo milimetricamente penteado, contou que esteve com Taylor em jantar beneficente promovido por Nelson Mandela. Mais à noite, diz, um homem veio até seu quarto e lhe entregou um pacote. Dentro, "pedrinhas sujas.
Campbell diz que é comum receber presentes no meio da noite e que, por isso, não deu muita bola para aquelas pedras e para quem seria o admirador.
Ontem, foi a vez da atriz Mia Farrow depor e contar uma história bem diferente.
Ela estava no mesmo jantar e se lembra de, no dia seguinte, ter ouvida Naomi se vangloriar de ter recebido um diamante enorme do então presidente da Libéria.
"Excitada" foi a forma que Farrow descreveu Naomi naquele dia diante do presente. "Ela contou que, pela noite, foi acordada, alguns homens bateram na porta e que teriam sido enviados por Charles Taylor. E eles a deram um enorme diamante", disse Mia ao tribunal, admitindo que nunca chegou a ver a pedra.
Confrontada durante o depoimento de Naomi de que a entrega havia sido de pequenas pedras brutas, e não uma só e enorme, Mia insistiu em sua versão. "Eu não vi os diamantes ou o diamante. O que posso dizer é o que Naomi Campbell disse", afirmou. Os advogados de defesa de Taylor questionaram se Mia não poderia ter apenas se equivocado em seu depoimento. Mas a atriz foi enfática. "Não. Acho que eu me lembraria de diamantes no plural. Foi um momento inesquecível", disse a atriz.
Uma ex-agente de Naomi, Carole White, também depôs e foi além. Disse que a modelo "flertou com Taylor no jantar, que sabia que ele a daria os diamantes e que as duas ficaram acordadas até tarde à espera do presente. "Naomi estava muito excitada e disse: oh, ele vai me dar uns diamantes", afirmou Carole aos juízes. Segundo ela, ambos estavam fazendo "charme" um para o outro. "Acho que Naomi estava flertando com ele e ele flertando de volta", especulou. Ainda durante o jantar, Naomi disse a Carole que Taylor a havia prometido dar os diamantes. Segundo a ex-agente, Taylor confirmava fazendo um sinal positivo com a cabeça e sorrindo.
O tribunal estipula que mentir perante a justiça internacional pode custar até dois anos de prisão.