Os advogados de defesa no caso em que Saddam Hussein é réu suspenderam seu boicote e vão participar da próxima audiência, depois de receberem garantias de mais segurança, disse nesta quarta-feira uma autoridade americana ligada ao tribunal.
- Várias opções de segurança foram oferecidas a eles, e a maioria foi aceita - disse o funcionário, que pediu anonimato. - A Ordem dos Advogados do Iraque suspendeu seu boicote, e esperamos que haja pelo menos um advogado para cada réu.
Mas uma fonte de Ama, próxima da defesa, disse que os detalhes ainda estão sendo resolvidos e que a oferta cobre a segurança das famílias de apenas três advogados, e não de todos eles, que são cerca de 12.
Khalil Dulaimi, chefe da equipe de defesa de Saddam, telefonou no domingo à Reuters, de um local não revelado, para dizer que participaria da próxima audiência apenas se houvesse mais garantias de segurança.
A fonte americana disse que o Supremo Tribunal Iraquiano, responsável pelo caso, já tomou providências para que os réus sejam assistidos por um defensor designado caso seus advogados não compareçam.