• Carregando...
Prefeita de Berlim,
Franziska Giffey.
Prefeita de Berlim, Franziska Giffey.| Foto: Reprodução Instagram

O Tribunal Constitucional de Berlim anulou na quarta-feira (16) as eleições locais de setembro de 2021 na capital alemã, nas quais foram registradas “várias falhas sistemáticas na preparação das eleições". O novo pleito será realizado em até 90 dias.

"As eleições na Câmara dos Deputados e nas assembleias distritais são declaradas inválidas em toda a zona eleitoral", anunciou Ludgera Selting, presidente do tribunal.

Além da presença de cédulas erradas ou insuficientes, e do número reduzido de urnas, eleitores apontam que não puderam votar ou se atrasaram devido a uma grande maratona na cidade no dia 26 de setembro do ano passado.

Na época, foram eleitos os deputados do Bundestag, membros da Câmara dos Representantes e das assembleias dos 12 distritos da cidade. Um referendo sobre a possível expropriação de grandes grupos imobiliários também estava sendo realizado.

Hoje a cidade é comandada pela ex-ministra Franziska Giffey, do Partido Social-Democrata, à frente de uma coalizão formada por ambientalistas e a extrema-esquerda Die Linke.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]