Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Por violar os direitos humanos

Justiça da Argentina emite ordem de captura internacional contra Ortega, ditador da Nicarágua

Justiça da Argentina emite ordem de captura internacional contra Ortega, ditador da Nicarágua
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega (Foto: EFE/ Miguel Gutiérrez)

Ouça este conteúdo

A Justiça da Argentina emitiu nesta segunda-feira (30) uma ordem de captura internacional contra o ditador de esquerda da Nicarágua, Daniel Ortega, e sua esposa e segunda no comando do país centro-americano, Rosário Murillo, acusando-os de cometer graves violações de direitos humanos, incluindo crimes de lesa-humanidade.

A ordem, que conta com uma convocação para depoimento, foi expedida pelo juiz federal Ariel Lijo. Ela alcança também outros diversos membros do alto escalão do regime sandinista.

A emissão da ordem internacional de captura é fruto de um processo judicial contra Ortega que foi apresentado à Justiça argentina em 2022 sob o princípio da jurisdição universal, que permite o Poder Judicial do país processar crimes graves, independentemente do local em que ocorreram. O processo foi conduzido pelo advogado Darío Richarte, juntamente com uma equipe da Universidade de Buenos Aires, onde ele leciona as disciplinas de direito penal e direitos humanos.

As acusações contra Ortega e seu regime incluem repressão violenta contra manifestações civis, encarceramento de opositores políticos, desaparecimentos forçados, torturas e perseguições sistemáticas contra grupos vulneráveis. Segundo o processo, tais violações ocorrem no país desde abril de 2018. Ao portal argentino Infobae, Richarte destacou que a decisão representa um passo crucial para expor globalmente a situação da Nicarágua e buscar justiça para as vítimas.

A decisão da Justiça também se apoia em relatórios de organismos internacionais e na documentação de violações que foram publicadas por veículos de imprensa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.