Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Washington

Justiça dos EUA decide que governo Trump pode continuar com plano de demissão de servidores

Juiz distrital negou um pedido de sindicatos para suspender as demissões promovidas por Trump enquanto corre o processo (Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW/POOL)

Ouça este conteúdo

A Justiça dos Estados Unidos determinou que a gestão do presidente Donald Trump pode manter seu plano de demissões em massa de servidores federais americanos.

Segundo informações da agência Reuters, o juiz distrital Christopher Cooper, de Washington, capital dos Estados Unidos, negou nesta quinta-feira (20) um pedido de sindicatos para suspender as demissões enquanto corre o processo.

O magistrado deliberou que, embora, no seu entendimento, os desligamentos promovidos por Trump tenham causado “perturbação e até caos em setores generalizados da sociedade americana”, ele não tem poder para deliberar sobre a legalidade dessas ações.

“Os juízes federais têm o dever de decidir questões legais com base na aplicação imparcial da lei e do precedente — não importa a identidade dos litigantes ou, lamentavelmente às vezes, as consequências de suas decisões para as pessoas comuns”, escreveu Cooper na decisão.

O juiz afirmou que os sindicatos de servidores devem registrar queixas na Autoridade Federal de Relações de Trabalho, que resolve disputas entre agências federais e representantes dos funcionários federais.

Doreen Greenwald, presidente do Sindicato dos Funcionários do Tesouro Nacional, disse que os sindicatos vão recorrer da decisão.

Não se sabe até o momento exatamente quantos servidores federais já foram demitidos e quantos mais Trump pretende desligar, mas uma reportagem do jornal The Washington Post apontou que o presidente planeja cortar em 30% a 40% em média os gastos em todas as agências governamentais, com as reduções de pessoal como um dos principais eixos dessa meta.

O governo federal americano tem aproximadamente 2,3 milhões de servidores.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.