Forças do ditador da Líbia, Muamar Kadafi, colocaram minas e outros artefatos explosivos em instalações petrolíferas na região de Brega, cidade que se transformou no mais violento front entre o regime de Trípoli e rebeldes. A informação foi anunciada na quinta pelo chefe diplomático dos opositores líbios, Mahmud Jibril.
Segundo ele, os soldados leais a Kadafi teriam colocado as armadilhas, que destruirão a infraestrutura da cidade caso o ditador perca o controle sobre Brega. Explosivos também teriam sido instalados em dutos.
Brega é um dos principais centros da indústria do petróleo líbia. Antes dos combates, a cidade portuária armazenava, processava e embarcava o combustível em navios. "Lamentavelmente Brega é hoje um enorme campo minado", disse Jibril a jornalistas após se reunir com a ministra das Relações Exteriores da Espanha, Trinidad Jiménez. "Descobrimos que colocaram minas em todos os lugares."
ONGs já haviam acusado o regime Kadafi de usar minas terrestres. A Human Rights Watch e os jornal The New York Times revelaram que Trípoli usou bombas de cacho contra civis. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas