A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, que propõe restrições para compra de armas no país, disse que caso alguém invada sua residência, “vai levar um tiro”.
Ela fez a declaração na quinta-feira (19), durante uma conversa com a apresentadora Oprah Winfrey transmitida online.
“Se alguém invadir minha casa, vai levar um tiro”, disse Kamala, que deu uma gargalhada em seguida. “Eu provavelmente não deveria ter dito isso, mas minha equipe vai lidar com isso mais tarde”, afirmou.
O comentário foi feito durante um trecho da conversa que tratou do controle de armas nos Estados Unidos: Kamala é a favor de medidas como o fortalecimento de verificações de antecedentes para compra de armas de fogo e o restabelecimento da proibição federal de fuzis de assalto.
A democrata alegou que armas desse tipo são “literalmente projetadas para ser uma ferramenta de guerra” e “não deveriam ser permitidas nas ruas de uma sociedade civil”.
“Esse é a minha visão, Oprah. Não estou tentando tirar as armas de todo mundo. Acredito na Segunda Emenda [que trata do direito de cidadãos americanos a manter e portar armas de fogo]. É apenas bom senso”, afirmou, sobre as medidas que defende.
No debate da ABC News com o candidato republicano à presidência, Donald Trump, no último dia 10, Kamala disse que tanto ela quanto o vice na sua chapa, Tim Walz, são proprietários de armas. Ela fez o comentário após Trump acusá-la de querer retirar dos americanos o direito de manter e portar armas.