Uma pesquisa encomendada pelo canal americano NBC News e publicada neste domingo (22) indicou que a vice-presidente e candidata democrata à presidência Kamala Harris alcançou 5% de vantagem em intenções de voto acima do candidato republicano e ex-presidente, Donald Trump.
São 49% de intenções de votos para Harris e 44% para Trump, e 7% que estão indecisos ou pretendem votar em nenhum dos dois.
A pesquisa, realizada entre os dias 13 e 17 de setembro, ouviu mil eleitores e também perguntou a opinião deles a respeito de cada candidato. Kamala Harris, que era vista favoravelmente apenas por 32% em pesquisa anterior, de julho, agora é aprovada por 48%. É o maior salto de popularidade de um político desde o presidente George W. Bush após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, diz a NBC.
Trump também subiu nas avaliações positivas neste ínterim, mas mais discretamente, de 38% para 40%. "Harris também tem vantagem sobre Trump por ser vista como competente e eficiente, além de ter saúde mental e física para ser presidente", afirmou a NBC sobre as opiniões dos respondentes. "Ainda assim, Trump tem vantagens importantes nos assuntos economia e inflação, embora essas vantagens sejam menores do que eram quando Joe Biden ainda estava na corrida", disse o veículo.
Os eleitores consideraram como o assunto mais importante para eles a inflação e o custo de vida (28% apontaram esta como principal preocupação). Em seguida vieram "ameaças à democracia" (19%), "imigração e a situação na fronteira" (14%), "emprego e a economia" (13%) e aborto (6%).
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. A eleição presidencial americana acontecerá no dia 5 de novembro.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco