O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, tomou posse para seu segundo mandato consecutivo no cargo prometendo combater a corrupção e convidando seu principal rival a participar do governo. A posse de Karzai para um segundo mandato ocorre em um momento no qual a insurgência afegã vem causando pesadas baixas às forças militares estrangeiras presentes no país e fazendo com que o governo perca o controle sobre partes cada vez mais amplas.
"A corrupção é um problema perigoso", declarou Karzai em discurso diante de diversos chanceleres estrangeiros, entre eles a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton. O presidente afegão está sendo pressionado pelo Ocidente para dar legitimidade a seu governo depois de uma eleição manchada por fraudes. "Em breve organizaremos uma conferência em Cabul para encontrar meios novos e eficazes de fazer frente a esse problema", prosseguiu o presidente afegão, de 51 anos de idade.
Karzai também convidou seu principal rival nas eleições deste ano, o ex-chanceler Abdullah Abdullah, a compor um governo de unidade nacional e prometeu medidas de combate ao narcotráfico e ações para criar empregos no país. "Nós temos de aprender com os erros e as fraquezas dos últimos oito anos", admitiu Karzai, no discurso de posse. As informações são da Dow Jones.
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Morte de empresário ligado ao PCC escancara ruptura e suspeitas de corrupção policial em São Paulo
Deixe sua opinião