O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, tomou posse para seu segundo mandato consecutivo no cargo prometendo combater a corrupção e convidando seu principal rival a participar do governo. A posse de Karzai para um segundo mandato ocorre em um momento no qual a insurgência afegã vem causando pesadas baixas às forças militares estrangeiras presentes no país e fazendo com que o governo perca o controle sobre partes cada vez mais amplas.
"A corrupção é um problema perigoso", declarou Karzai em discurso diante de diversos chanceleres estrangeiros, entre eles a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton. O presidente afegão está sendo pressionado pelo Ocidente para dar legitimidade a seu governo depois de uma eleição manchada por fraudes. "Em breve organizaremos uma conferência em Cabul para encontrar meios novos e eficazes de fazer frente a esse problema", prosseguiu o presidente afegão, de 51 anos de idade.
Karzai também convidou seu principal rival nas eleições deste ano, o ex-chanceler Abdullah Abdullah, a compor um governo de unidade nacional e prometeu medidas de combate ao narcotráfico e ações para criar empregos no país. "Nós temos de aprender com os erros e as fraquezas dos últimos oito anos", admitiu Karzai, no discurso de posse. As informações são da Dow Jones.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos