A National Portrait Gallery de Londres apresentou nesta sexta-feira o primeiro retrato oficial da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que aos 31 anos posa de forma natural e exibe um sorriso.
Na pintura, um óleo sobre tela de aproximadamente um metro de altura por um de largura que se exibe a partir de hoje, pode ver-se o rosto da esposa do príncipe William e parte de seu vestido azul até os ombros, com um fundo preto detrás.
O autor da obra, Paul Emsley (1947), ganhador em 2007 do prêmio anual outorgado pela National Portrait Gallery, se reuniu em duas ocasiões com Kate, uma em seu estúdio e outra no Palácio de Kensington, para conhecê-la e poder assim refletir melhor sua personalidade no quadro.
"A duquesa explicou que queria ser retratada de forma natural, que aparecesse sua figura pessoal em oposição à figura institucional que representa", explicou Emsley.
No retrato, Kate olha diretamente para o espectador com um sorriso tímido, algo que o artista, de origem galesa, duvidou em incluir até o último minuto.
"Apesar de que inicialmente ia ser um retrato de rosto sério, acho que tomei a decisão correta ao captá-la sorrindo, porque é assim como é realmente", afirmou Emsley.
A National Portrait Gallery conta com uma sala dedicada à família real britânica composta em sua maioria por fotografias de Mario Testino, que retratam os príncipes William e Harry e seu pai, Charles, em alguns dos momentos mais significativos de sua vida.
O retrato da duquesa de Cambridge se instala no museu em um momento no qual goza de uma tremenda popularidade no Reino Unido, após ser divulgado em dezembro que está grávida.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião