A caminho do estado americano da Louisiana, o furacão Katrina alcançou a categoria máxima na escala Saffir-Simpson, que mede a força e o perigo representado por esse tipo de tempestade. Os ventos máximos constantes são superiores a 250 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA, em Miami.
A tempestade ruma para a costa norte do Golfo do México. O alerta para furacão vigora também para a Flórida. Um furacão de categoria cinco pode causar danos catastróficos.
Por volta das 7h (9h em Brasília), o cento da tempestade estava cerca de 400 quilômetros a sudeste do delta do Rio Mississippi. Os ventos máximos constantes eram de 256 quilômetros por hora, com expectativas de flutuações, antes que a tempestade toque terra, nesta segunda-feira. Os ventos com força de furacão (120 quilômetros por hora ou mais) estendem-se num raio de 136 quilômetros.
O sistema desloca-se para oeste-noroeste, a 19 quilômetros por hora. Nas próximas 24 horas, a previsão é de uma curva para norte-noroeste. Há risco de tornados na noite deste domingo na região.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”