O novo secretário de Estado americano, John Kerry, chamou neste domingo (3) o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para mostrar seu apoio ao reinício do processo de paz entre israelenses e palestinos, estagnado desde setembro de 2010.
Recém estreado no cargo, o chefe da diplomacia americana falou com Abbas sobre as distintas questões relativas ao processo de paz na região, segundo o porta-voz presidencial palestino, Nabil Abu Rudeina, citado pela agência palestina de notícias "Wafa".
Kerry e Abbas trataram sobre a necessidade de se reunirem em um futuro próximo para tentar reativar o processo de paz.
O secretário de Estado de Washington reiterou a Abbas a vontade do presidente Barack Obama de avançar no diálogo de paz e seu apoio aos esforços para reativá-lo.
O americano também disse que a Casa Branca tem consciência das dificuldades financeiras que o povo palestino atravessa, disse Rudeina.
Em setembro de 2010, o presidente americano, Barack Obama, e sua então secretária de Estado, Hillary Clinton, convocaram Abbas e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a uma cúpula na Casa Branca, quando ficou acordada a retomada das conversas com vista ao estabelecimento de um Estado palestino.
No entanto, este processo negociador voltou a se esgotar tanto pela política israelense de expansão dos assentamentos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, como pela decisão unilateral da Palestina de querer ser reconhecida como Estado pelas Nações Unidas, fato que foi materializado em 29 de novembro, com a admissão da Palestina como observador não-membro pela Assembleia Geral.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana