Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diplomacia

Kerry discute questão síria no Vaticano

John Kerry durante visita ao Vaticano realizada ontem | Pablo Martinez Monsivais/Pool/Reuters
John Kerry durante visita ao Vaticano realizada ontem (Foto: Pablo Martinez Monsivais/Pool/Reuters)

O conflito armado na Síria e as expectativas para a conferência de paz Genebra 2, assim como as negociações entre israelenses e palestinos foram alguns dos assuntos que o secretário de Estado americano, John Kerry, abordou ontem em sua visita ao Vaticano.

Kerry se reuniu com o secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, com quem discutiu a situação do conflito sírio. O papa Francisco tem se mostrado ativo em busca de uma solução pacífica para o país. Em 28 de dezembro, o presidente da Síria, Bashar Assad, fez chegar uma mensagem ao pontífice.

No final do encontro o porta-voz da Santa Sé, Fede­rico Lombardi, disse que a reunião entre os secretários de Estado do Vaticano e dos Estados Unidos, aconteceu sob uma "atmosfera positiva e produtiva".

O encontro girou em torno de "conteúdos importantes", e o Vaticano foi informado dos preparativos para a conferência Genebra 2 (que vai discutir uma solução para a crise síria), no próximo dia 22, expressando "a posição da Santa Sé a favor da paz e da ajuda à população".

Em 28 de dezembro, uma delegação do governo sírio entregou às autoridades do Vaticano uma mensagem que Assad enviou a Francisco, que no dia do Natal tinha dedicado particular atenção ao conflito da Síria na primeira bênção "Urbi et Orbi" de seu pontificado. Antes disso, em novembro, o papa discutiu o assunto em audiência com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

África

Os secretários de Estado vaticano e americano também falaram sobre a situação do processo de paz entre palestinos e israelenses, e do momento que vive a África, em particular o conflito no Sudão do Sul.

Para o país africano, "se expressou o desejo de uma mediação que traga resultados para superar a crise", afirmou o porta-voz da Santa Sé.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.