O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, estendeu neste sábado sua missão de paz no Oriente Médio, indo de Jerusalém a Amã para mais reuniões com líderes palestinos e israelenses sobre a retomada das emperradas negociações de paz.
Kerry cancelou uma viagem para Abu Dhabi e voou de Jerusalém para a capital da Jordânia para outro encontro com o presidente palestino, Mahmoud Abbas. Ele retornou mais tarde via Tel Aviv para visitar o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pela terceira vez.
"Pelo fato de os encontros do secretário Kerry sobre o processo de paz estarem em andamento em Jerusalém e Amã, não poderemos mais fazer uma parada em Abu Dhabi", afirmou a vice-porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf. Kerry pediu desculpas aos Emirados Árabes Unidos pela mudança de planos.
Uma autoridade israelense envolvida com as negociações afirmou que a visita de Kerry pode render um anúncio de que os delegados de Israel e Palestina vão se encontrar sob patrocínio de EUA e Jordânia.
"Existe essa possibilidade, mas não é certa", afirmou a fonte à Reuters.
Uma autoridade norte-americana se recusou a comentar.