O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, expressou neste domingo o "profundo agradecimento" de seu país ao Governo colombiano após a libertação do ex-marine americano Kevin Scott Sutay, que permaneceu durante quatro meses sequestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

CARREGANDO :)

"Os EUA estão profundamente agradecidos com o Governo da Colômbia e louva seus esforços incansáveis para assegurar a libertação de nosso cidadão", disse Kerry em um breve comunicado pouco após ser informado sobre a notícia.

Além disso, Kerry ressaltou especialmente a "assistência" do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e avaliou a contribuição da Cruz Vermelha e dos Governos de Cuba e Noruega.

Publicidade

As Farc entregaram Sutay hoje em um ponto selvático do sudeste da Colômbia, segundo confirmou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Posteriormente, os Governos de Cuba e Noruega, que fizeram parte da missão humanitária, confirmaram que Sutay foi entregue às autoridades americanas no aeroporto de Bogotá.

Sutay caiu em poder das Farc em 20 de junho em um município do departamento do Guaviare, quando iniciava uma expedição com a qual pretendia chegar ao Brasil, mas se encontrou com a guerrilha, que o usou como refém ao considerá-lo um "mercenário".

As Farc ofereceram em 19 de julho sua libertação como um "gesto" de boa vontade emoldurado no atual processo de paz em andamento com o Governo colombiano.

Publicidade