2 países (Turquia e Israel) e o território da Cisjordânia serão visitados pelo secretário de Estado John Kerry no Oriente.
A porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland, anunciou ontem que o secretário de Estado John Kerry vai viajar no próximo fim de semana para Turquia, Israel e Cisjordânia. O giro de Kerry pela região começa no domingo, quando desembarca em Istambul, onde o secretário de Estado deve discutir questões envolvendo a guerra civil na vizinha Síria.
Na segunda, Kerry visitará Jerusalém, onde se reunirá com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, e Ramallah, na Cisjordânia, onde será recebido pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
Negociações
A porta-voz ressaltou que a passagem de Kerry por Jerusalém, a terceira em menos de um mês, não deve ser vista como um novo esforço para solucionar as disputas na região, mas sim como uma oportunidade de ver se israelenses e palestinos estão prontos para as negociações de paz.
Do Oriente Médio, Kerry segue para o Reino Unido para um encontro de chanceleres do G8, e depois visita Coreia do Sul, China e Japão.