Ouça este conteúdo
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou neste domingo (27) que as autoridades iranianas devem determinar a melhor forma de demonstrar o poder do Irã a Israel, na sua primeira reação ao ataque israelense que aconteceu no último sábado (26) contra alvos militares no país persa.
“As autoridades devem decidir como demonstrar a força e a vontade da nação iraniana ao regime sionista (Israel) e deve ser feito o melhor para esta nação e para o país”, disse Khamenei em um evento em Teerã, com um tom moderado e sem prometer uma resposta ao ataque israelense, segundo a agência de notícias iraniana "Irna".
A mais alta autoridade política e religiosa do Irã qualificou a ação israelense de “um erro de cálculo” e observou que “o mal cometido pelo regime sionista não deve ser minimizado ou exagerado”.
“Cometeram um erro e estão ampliando o fato, o que é um erro. Mas lembre-se que minimizá-lo também é um erro”, enfatizou.
As autoridades iranianas declararam que se reservam o direito de reagir à ofensiva israelense, que foi uma resposta aos bombardeios iranianos com 180 mísseis contra o Estado judeu.
Este ataque iraniano foi também uma represália pelo assassinato do líder do grupo terrorista Hezbollah, Hassan Nasrallah, em Beirute, e do líder do Hamas, Ismael Haniyeh, em Teerã, em julho, ambos aliados de Teerã. Este foi o segundo bombardeio direto do Irã contra Israel, após ter lançado uma série de ataques com mísseis e drones contra o território israelense pela primeira vez no mês de abril.