Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições presidenciais

Kiev acusa Putin de intensificar distribuição de passaportes russos em áreas ocupadas da Ucrânia

Investigação aponta autorização de Putin para derrubada de avião na Ucrânia em 2014
As eleições presidenciais da Rússia estão marcadas para acontecer em março do próximo ano (Foto: Sergei Guneyev/EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a intensificação da distribuição de passaportes russos aos moradores dos territórios ocupados da Ucrânia para que possam votar nas eleições presidenciais que o país realizará em 2024, segundo informações que a inteligência militar ucraniana afirma ter obtido.

De acordo com informações do Serviço de Inteligência Militar da Ucrânia (GUR), a ordem foi transmitida em reunião aos chefes da autoridade de ocupação imposta pela Rússia nas localidades que controla no leste e no sul da Ucrânia.

O Kremlin declarou que essas regiões fazem parte da Federação Russa e, portanto, seus habitantes serão convocados às urnas nas próximas eleições presidenciais. "A reunião foi liderada pelo vice-chefe da administração de Putin, Sergey Kirienko", declarou o GUR em comunicado.

Além de distribuir mais passaportes, Kirienko supostamente ordenou mais ajuda social dos orçamentos regionais e intensificou a propaganda sobre o bom desempenho da economia russa, a estabilidade do rublo e a melhoria dos padrões de vida na Federação Russa.

O governo e o Exército ucranianos e muitos cidadãos que chegaram ao território controlado por Kiev vindos dos territórios ocupados reclamam que a Rússia só oferece benefícios sociais àqueles que aceitam a cidadania russa nas áreas ocupadas.

Com essa medida, o Kremlin pretende consolidar seu domínio sobre o território que ocupa nas províncias ucranianas de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhya.

Desde 2014, quando anexou a península, a Rússia também controla a Crimeia, que continua sendo, no papel, uma república autônoma dentro da Ucrânia. (Agência EFE)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.