O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, foi nomeado nesta segunda-feira (9) como presidente do Partido dos Trabalhadores durante o primeiro congresso do partido único do país em 36 anos. O anúncio, feito pelo chefe de Estado da Coreia do Norte, Kim Yong-Nam, tem como objetivo reforçar a liderança de Kim Jong-un.
O anúncio foi realizado durante uma coletiva de imprensa com os jornalistas estrangeiros, que durou cerca de 10 minutos. Uma banda militar tocou uma música que é usada sempre quando o líder norte-coreano aparece em público. Kim caminhou para o palco, enquanto era ovacionado por milhares de delegados assistentes. Os delegados gritavam em uníssono, “Mansae! Mansae!”, desejando a Kim vida longa.
Kim já era chefe do partido, mas tinha com o título de primeiro-secretário. Seus predecessores continuaram com seus cargos. Kim Jong Il continua a ser o “eterno secretário-geral” e Kim Il Sung ainda é o “eterno presidente”.
O congresso, que começou na sexta-feira, divulgou os sucessos de Kim a frente dos testes nucleares e anunciou melhorias econômicas prometidas para impulsionar o padrão de vida da população.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro