O ditador norte-coreano, Kim Jong-Un, em evento na Rússia, em 2019| Foto: EFE/ Alexei Nikolsky / Sputnik
Ouça este conteúdo

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu o fortalecimento das "capacidades de defesa nacional" diante do "agravamento" da situação na península coreana, durante a sessão plenária do Partido dos Trabalhadores que terminou ontem.

CARREGANDO :)

Kim lançou esta mensagem no encerramento desta reunião-chave para a resolução de questões organizacionais e prioridades políticas do regime, realizada em um momento marcado pelo aumento das tensões na região e pela onda de possíveis infecções por covid-19 no Norte, segundo informou a mídia estatal neste sábado (data local).

O ditador norte-coreano “ressaltou a necessidade de direcionar continuamente grandes esforços para fortalecer as capacidades defensivas nacionais”, e também referiu-se à “grave crise sanitária” causada pelo coronavírus.

Publicidade

"A atual situação de segurança corre o risco de piorar", disse Kim, que também instou o país a "atingir o objetivo de aumentar suas capacidades defensivas o mais rápido possível" e reafirmou o princípio de "combater o poder com poder", segundo a agência de notícias estatal “KCNA”.

Durante a sessão plenária do partido único, também foi decidida a nomeação como nova ministra das Relações Exteriores de Choe Son-Hui, até agora vice-chanceler norte-coreana e que anteriormente havia sido responsável pelas questões de armas nucleares e negociações com os Estados Unidos.

O até então ministro das Relações Exteriores, Ri Son-gwon, se tornará responsável pelas relações intercoreanas, segundo a “KCNA”.

Sobre a pandemia, Kim salientou a necessidade de "reforçar os alicerces do sistema de saúde" e de analisar as "deficiências" detectadas durante o momento de "emergência máxima", depois de o regime ter confirmado em 12 de maio pela primeira vez a presença da covid-19 em seu território.

O regime da Coreia do Norte, que vem rejeitando os envios de vacinas propostos pela Coreia do Sul ou pelo fundo COVAX, registrou 42.810 novas possíveis infecções por covid-19 neste sábado, elevando o total para 4,39 milhões de possíveis infecções. A mídia norte-coreana não ofereceu dados adicionais sobre mortes.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]