O governo de Kosovo expressou nesta segunda-feira (8) sua decepção pela rejeição da Sérvia ao acordo proposto pela chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, para dar autonomia à minoria sérvia do Kosovo. Em comunicado oficial, o governo do Kosovo ressalta que a proposta da UE tinha o objetivo de "garantir a paz, a estabilidade e a europeização da região".

CARREGANDO :)

"Durante este processo, o governo e as instituições do Kosovo estiveram preparados para adotar decisões nada fáceis, mas beneficentes para o Kosovo e seu futuro europeu", diz a nota. No entanto, Pristina "continua acreditando que o diálogo é a única solução, e permanece comprometido com este processo", acrescenta o texto.

O governo kosovar se refere assim ao processo de negociações realizado nos últimos seis meses, com oito rodadas nas quais os primeiros-ministros sérvios, Ivica Dacic, e kosovar, Hashem Thaçi, se reuniram sob mediação de Ashton em Bruxelas.

Publicidade

Após rejeitar a proposta porque o modelo de autonomia não inclui a concessão aos servo-kosovares de competências em Interior e Justiça, Belgrado pediu nesta segunda-feira continuar o diálogo com Pristina.

Ashton expressou hoje sua esperança de "poder liderar nos próximos dias as discussões na UE para apoiar um verdadeiro passo à frente tanto para a Sérvia como para o Kosovo rumo a seu futuro europeu".