Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Kosovo vai às urnas pela 1ª vez após independência

O primeiro-ministro de Kosovo, Hashim Thaci, pediu neste domingo (15) que a minoria sérvia não boicote as primeiras eleições no país desde a sua independência da Sérvia. O premiê disse que a votação deste domingo é um teste importante para a nova nação. Esta é a primeira eleição inteiramente controlada pelas autoridades locais. As outras foram coordenadas pela ONU, que tomou o controle de Kosovo da Sérvia em 1999.

Os primeiros indícios são de que os sérvios étnicos estão participando das eleições locais, que até agora não apresentaram grandes tensões ou acusações de fraude. No início, as campanhas eleitorais foram marcadas por tensão entre partidos rivais de albaneses étnicos, receio de fraude e pela possibilidade de um boicote pela minoria sérvia.

Até agora 63 nações reconheceram Kosovo como um país, inclusive os EUA e a maioria da comunidade europeia. A Sérvia é contra o reconhecimento, e nisso tem recebido o apoio de seu aliado tradicional, a Rússia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.