A Rússia reconheceu nesta quinta-feira (8) que há riscos de ataques ucranianos contra suas posições na Crimeia, uma península anexada por Moscou em 2014 e alvo de vários ataques de drones nas últimas semanas.
"Existem riscos, porque o lado ucraniano continua seguindo sua linha de realizar ataques terroristas", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres. As autoridades russas anunciaram que derrubaram um drone no porto de Sevastopol, na Crimeia.
"Nesta manhã, um navio de guarda da Frota do Mar Negro abateu um drone sobre a água", anunciou o governador de Sebastopol, Mikhaїl Razvojaїev, ao Telegram, sem dar mais detalhes por enquanto. Esse anúncio ocorre quando várias bases russas, algumas localizadas a centenas de quilômetros da Ucrânia, foram alvo de ataques de drones atribuídos por Moscou a Kiev nos últimos dias.
O exército ucraniano se aproxima da Crimeia, graças a uma vitória em contraofensiva que resultou na recuperação da cidade de Kherson, no sul do país, em meados de novembro.