Ladrões escalaram a parede de um depósito farmacêutico no final de semana, fizeram um buraco no telhado e entraram com cordas no local, onde roubaram cerca de US$ 70 milhões em antidepressivos e outros remédios controlados, disseram autoridades nesta terça-feira. Os ladrões desligaram o alarme do depósito da Eli Lilly & Co. na manhã de domingo em Enfield, onde passaram pelo menos uma hora colocando os medicamentos num veículo que aguardava na doca de carregamento disse a polícia.
Os ladrões, cujas identidades ainda eram desconhecidas nesta terça-feira, levaram medicamentos suficientes para encher pelo menos a carroceria de um caminhão grande, disse a polícia. O material vai provavelmente ser vendido no mercado negro, disseram especialistas.
"Pela forma como foi realizado, parece que muitas pessoas estiveram envolvidas e que foi uma operação muito bem planejada e orquestrada", disse o chefe de polícia de Enfield, Carl Sferrazza. "Não se trata de uma simples arrombamento".
O FBI foi chamado para investigar. As autoridades não disseram se o prédio tinha um sistema de câmeras de vigilância ou se os empregados estão sendo investigados.
Edward Sagebiel, porta-voz da Eli Lilly, sediada em Indianápolis, avaliou a mercadoria em US$ 70 milhões. Dentre os medicamentos roubados estão os antidepressivos Prozac e Cymbalta e o antipsicótico Zyprexa. No depósito não haviam narcóticos e analgésicos, disse ele.
A polícia foi chamada ao depósito, localizado no parque industrial de Enfield, na fronteira com Massachusetts, no início da tarde de domingo.
Eles acreditam que o roubo aconteceu várias horas antes de Enfield ter sido atingida por fortes chuvas e ventos, ocorrida antes do amanhecer de domingo.