CABO CANAVERAL - A Nasa cancelou pela segunda vez o lançamento da sonda Novos Horizontes, a primeira enviada a Plutão. A decisão foi tomada depois que o prédio onde fica a unidade de controle da missão em Maryland ter ficado sem luz, informaram autoridades.
O lançamento da sonda do tamanho de um piano pelo foguete Atlas 5 estava inicialmente marcado para a terça-feira, mas foi adiado devido a fortes ventos que assolaram a Base de Lançamento Aérea de Cabo Canaveral, de onde a espaçonave partirá.
As autoridades da Nasa disseram ainda desconhecer por que o centro de controle do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, a cerca de 1.600 quilômetros em Maryland, sofreu perda de fornecimento de energia.
A agência espera que o problema seja solucionado a tempo da nova janela de lançamento, que ocorrerá entre 16h08m e 18h07m (horário de Brasília) desta quinta-feira. A Nasa tem até 14 de fevereiro para lançar a sonda, mas atrasos como esse podem adiar em até cinco anos sua viagem.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas