MOSCOU - O lançamento da nave Soyuz TMA-8, que deveria levar em 22 de março ao espaço o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes, foi adiado por uma semana por razões técnicas, informou nesta segunda-feira a agência espacial da Rússia, Roscomos.
- O lançamento da Soyuz TMA-8 à Estação Espacial Internacional (ISS), previsto para 22 de março com a 13ª tripulação (ISS-13) e um cosmonauta do Brasil, passou para 30 de março - afirmou Viacheslav Davidenko, porta-voz da Roscomos.
Davidenko explicou que foram encontrados defeitos em alguns aparelhos dos sistemas de controle e que é necessário tempo para fazer a substituição e checar o seu perfeito funcionamento.
De acordo com o programa de vôo, viajarão na nave o russo Pavel Vinogradov, o americano Jeffrey Williams, e Pontes. Os dois primeiros, que compõem o ISS-13, ficarão ao menos seis meses na ISS. Pontes regressará à Terra após oito dias na estação.
O lançamento será feito do cosmódromo de Baikonur, na ex-república soviética do Cazaquistão, na Ásia Central.
- O adiamento do lançamento não afetará a vida dos tripulantes nem o funcionamento da ISS, pois a bordo há reservas suficientes de oxigênio, água e combustível - explicou Davidenko.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados