Depois de sucessivos adiamentos, a Nasa autorizou o lançamento do ônibus espacial Atlantis para esta quarta-feira, informaram funcionários da agência espacial americana nesta segunda-feira. A decolagem está marcada para as 12h29 (13h29 de Brasília). Se houver problemas climáticos ou técnicos, novas tentativas poderão ocorrer na quinta e na sexta.
- Sentimos que estamos em boa forma - disse LeRoy Cain, gerente de lançamentos do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
O objetivo da missão é retomar a construção da Estação Espacial Internacional, um projeto de US$ 100 bilhões que sofre atrasos por causa do acidente de 2003 com o Columbia, que deixou toda a frota de ônibus espaciais de resguardo - esses são os únicos veículos capazes de fazer as obras necessárias.
- A espera está quase no fim - disse Jeff Spaulding, diretor de lançamentos da Nasa.
A agência pretendia lançar o Atlantis com seis tripulantes a bordo na semana passada, mas teve de adiar a operação por causa da chuva, dos raios e dos ventos provocados pela tempestade tropical Ernesto. Para quarta-feira, os meteorologistas estimam em 80% a probabilidade de que haja condições aceitáveis para o lançamento.
O Atlantis levará um conjunto de geradores solares que custou US$ 372 milhões e é uma das cargas mais pesadas que já estiveram em um ônibus espacial. O equipamento deveria ter sido instalado em 2003, mas o acidente do Columbia impossibilitou a missão.
Desde então, a Nasa fez apenas dois vôos com os ônibus espaciais, ambos para testar modificações de segurança. A agência tem apenas quatro anos para concluir as obras da estação espacial, porque pretende aposentar os ônibus em 2010.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião