• Carregando...

Lanchas da marinha iraniana fustigaram navios de guerra dos Estados Unidos em duas ocasiões nesta sexta-feira (14) no Golfo Pérsico, informou à AFP um alto funcionário americano.

O primeiro incidente ocorreu no estreito de Ormuz, foco de crescente tensão entre Teerã e Washington, quando o navio de transporte anfíbio USS Orleans seguia em direção ao Golfo.

Três lanchas iranianas se aproximaram a menos de 500 metros do navio americano, sem responder às tentativas de contato pelo rádio e ignorando as leis marítimas internacionais, segundo oficiais citados pela CNN.

O segundo incidente ocorreu com um barco patrulha, o USCGC Adak, que percorria a costa do Kuwait e foi fustigado por duas lanchas iranianas.

Fuzileiros a bordo do Adak observaram marinheiros iranianos com fuzis AK-47 e manipulando uma metralhadora pesada. As lanchas se afastaram após um contato por rádio com um navio iraniano que estava próximo.

Na semana passada, Teerã advertiu a marinha dos Estados Unidos para não voltar ao estreito de Ormuz, sob a ameaça de fechar esta zona estratégica para o tráfego petroleiro internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]