Imigrantes latinos e simpatizantes farão uma greve e um boicote ao comércio durante um dia, em no Dia do Trabalho, para pressionar o Congresso a dar aos estrangeiros ilegais o direito de obter a cidadania, disseram os organizadores do protesto na terça-feira.
Os participantes vão se recusar a comprar ou vender qualquer coisa naquela segunda-feira, a fim de obter maiores direitos aos cerca de 12 milhoes de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, disseram líderes de vários grupos que organizaram protestos no último mês.
- Estamos fazendo força para enviar uma mensagem de que não somos criminosos - disse Juan José Gutierrez, diretor do grupo de direitos hispânicos Latino Movement USA.
Tentativas dos congressistas de dar um aperto nos imigrantes ilegais provocaram enormes manifestações em todo o país nos últimos meses. Centenas de milhares de manifestantes de maioria hispânica lotaram parques e bloquearam rodovias.
Os manifestantes estavam principalmente alarmados com uma lei que foi aprovada em dezembro passado e que define estrangeiros ilegais e qualquer pessoa que os ajudar como criminosos, e pede a construção de uma cerca de 1.130 Km ao longo de partes da fronteira do México e EUA.
Mais protestos estão sendo planejados para dez cidades no dia 10 de abril.
As pesquisas mostram que o público americano está dividido entre os que gostariam que os imigrantes ilegais fossem obrigados a voltar para casa e os que prefeririam lhes dar algum tipo de status legal. A questao está tomando importância antes das eleições no Congresso, que devem ser realizadas em novembro.