Um rio de lava do vulcão Kilauea se aproxima cada vez mais de uma aldeia no Havaí. Nesta terça-feira (28), a lava estava a 64 metros das primeiras casas.
Os moradores de Pahoa receberam ordens para deixar o local, enquanto pelo menos cinco escolas devem ser fechadas a partir de quarta-feira. A lava avança numa velocidade de 4 a 9 metros por hora.
O rio incandescente já atingiu um cemitério e uma estrada em seu trajeto em direção à aldeia, uma antiga fazenda de plantação de cana onde vivem atualmente cerca de 800 pessoas.
"Somos uma comunidade persistente e vamos superar isso", disse Tiffany Edwards Hunt, uma pequena empresária, candidata a vereadora. "Mas, como mãe, estou ansiosa e com medo."
O vulcão começou a lançar lava no diz 27 de junho, se acalmou e voltou a entrar em erupção semanas atrás. Desde a manhã de domingo, o material avançou 251 metros.
Funcionários tentam construir acessos temporários e proteger a estrada 130, uma rota usada por mais de 10 mil pessoas por dia. Outras duas estradas já foram fechadas.
Comissão da Câmara dos EUA aprova PL para barrar entrada de Moraes no país
Em baixa, Lula tenta acelerar PIB com saque do FGTS; medida pressiona inflação e juros
Citando Brasil, governo Trump chama de antidemocrática censura contra empresas dos EUA
O que Lula quer com a reforma ministerial; ouça o podcast