Quito – Cinco pessoas morreram, 13 ficaram feridas e cerca de 20 mil hectares de plantações foram arrasados ontem, devido à erupção do vulcão Tungurahua, no sul do Equador, segundo o prefeito da cidade de Penipe, Juan Salazar.

CARREGANDO :)

"O jorramento de lava e cinza arrasou cinco aldeias, causando a morte de cinco pessoas. Quatro dos corpos não puderam ser recuperados porque ficaram sob os escombros", declarou o prefeito.

De acordo com Salazar, a erupção também destruiu cerca de 20 mil hectares de cultivos e forçou o envio de 3.200 pessoas para albergues próximos a Penipe (135 km ao sul de Quito), a região mais afetada.

Publicidade

O presidente Alfredo Palacio, acompanhado de oito ministros, deverá viajar para a região afetada pelo Tungurahua para coordenar a ajuda às vítimas. Situado no cinturão de fogo do Pacífico, o Equador está exposto a uma freqüente atividade sísmica e vulcânica, com quatro vulcões em processo de erupção. O Tungurahua alcançou ontem o seu ápice desde 1999. Localizado no sul da zona andina, onde convergem as placas Nazca e Sul-americana, o Equador é sacudido quase diariamente por tremores de uma magnitude que em algumas ocasiões também influem na atividade dos vulcões Tungurahua, Sangay (sul), Guagua Pichincha e Reventador (centro).