Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Califórnia

Legislador democrata quer priorizar admissão de descendentes de escravos em universidades públicas

Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) (Foto: EFE/EPA/ALLISON DINNER)

Ouça este conteúdo

O legislador democrata Isaac Bryan, membro da Assembleia do Estado da Califórnia, antecipou à agência Associated Press (AP) que vai apresentar um projeto de lei nesta segunda-feira (2) que daria prioridade de admissão aos descendentes de escravos na Universidade da Califórnia e na Universidade Estadual da Califórnia, as duas maiores instituições públicas em nível estadual.

“Por décadas, as universidades deram tratamento de admissão preferencial a doadores e seus familiares, enquanto outros ligados a legados de danos foram ignorados e, às vezes, completamente excluídos”, disse Bryan à agência de notícias. “Temos a responsabilidade moral de fazer tudo o que pudermos para corrigir esses erros.”

O democrata, que representa uma parte de Los Angeles, disse que o projeto de lei será apresentado ainda neste dia, enquanto legisladores se reúnem no Capitólio para empossar novos membros em uma sessão legislativa.

Os parlamentares também marcaram uma sessão especial para avaliarem formas de "proteger" as políticas progressistas do estado antes do início de um segundo mandato de Donald Trump na presidência do país.

Segundo Bryan, a expectativa de aprovação da medida é alta e faz parte de uma série de ações alinhadas com reparações para negros da Califórnia. “Há uma compreensão crescente do papel da Califórnia na perpetuação das desigualdades que surgiram da escravidão, e há uma disposição de tentar retificar esse dano, de curá-lo”, disse o legislador.

Em setembro, o governador democrata Gavin Newsom assinou uma lei para, segundo a AP, se "desculpar formalmente pelo legado de racismo e discriminação do estado contra moradores negros".

Por outro lado, legisladores estaduais da Califórnia rejeitaram um projeto de lei que criaria uma agência para gerenciar programas de reparações.

Ainda em setembro, Newsom vetou um projeto de lei para "facilitar" a recuperação de propriedades para famílias negras que teriam perdido os imóveis, sob confisco do governo, por "motivos discriminatórios e sem fornecer uma compensação justa".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.