A Espanha, quarto maior produtor de tabaco da União Europeia, introduziu neste domingo uma lei que proíbe seus cidadãos de fumar dentro de ambientes públicos, como bares e restaurantes, e também perto de pontos de acesso a hospitais e escolas. Os hotéis espanhóis, no entanto, ainda podem reservar até 30% dos quartos para fumantes.
O parlamento da Espanha havia aprovado em 2006 uma lei antifumo que proibia os cidadãos de fumarem no local de trabalho e deixava a critério dos proprietários de bares e restaurantes com até 100 metros quadrados permitir a prática em seus estabelecimentos. Restaurantes maiores tinham autorização para construir salas hermeticamente fechadas destinadas aos fumantes. A partir deste domingo, no entanto, será proibido fumar nesses locais em qualquer circunstância.
A ministra de Saúde da Espanha, Leire Pajin, disse que aproximadamente 50 mil pessoas morrem todo ano no país por causa de doenças relacionadas ao fumo, sendo cerca de 1.200 delas fumantes passivas. Até 2012, todos os membros da União Europeia introduzirão leis que proíbem fumar em locais públicos fechados. As informações são da Associated Press.
Suspeita em convênio aumenta a pressão por fiscalização dos gastos de Itaipu
Congressistas dos EUA pedem sanções contra Moraes e anunciam visita ao Brasil; assista ao Sem Rodeios
Brasil escanteia moeda dos Brics após ameaças de Trump, mas estuda outras formas de desdolarização
Eduardo Bolsonaro e Derrite despontam como favoritos da direita para o Senado em 2026