Londres Mães que bebem leite orgânico durante a gravidez e durante o período de amamentação podem prevenir seus bebês de virem a desenvolver eczema, asma e outras alergias relacionadas, de acordo com uma pesquisa inovadora. O estudo sugere que estes males ainda podem ser evitados se as crianças também virem a beber este tipo de leite.
Os pesquisadores concluíram que "o consumo de produtos laticínios orgânicos, dentro de um contexto de uma dieta orgânica, está diretamente associado com uma incidência reduzida dos casos de eczema".
Existem preocupações crescentes sobre a prevalência cada dia maior de males como eczema e asma ao redor do mundo, especialmente nos países ocidentalizados. Estima-se que um terço das crianças das sociedades ocidentais apresenta sintomas dessas doenças.
Pesquisadores que trabalham no estudo de natalidade Koala (uma sigla em holandês para Crianças, Pais e Saúde: Estilo de Vida e Constituição Genética), alegam que a pesquisa que avalia os benefícios à saúde causados pelo consumo de alimentos orgânicos ou de cultivo convencional já havia passado da hora de ser feita. Eles destacam que "um grupo de consumidores com crescimento veloz na nossa sociedade prefere comprar produtos organicamente cultivados e processados, que são percebidos como sendo mais saudáveis e seguros. Entretanto, não existem estudos reais sobre os efeitos dos alimentos orgânicos à saúde humana comparados aos que foram cultivados normalmente"
Os pesquisadores também sugerem que as mães que consomem leite orgânico podem produzir leite materno que irá fornecer ao bebê proteção ou imunidade aos alergênicos. Eles mensuraram com precisão o consumo de comida orgânica, o controle de eczema e testes de respiração em crianças com menos de 2 anos, através da utilização de questionários a serem preenchidos pelos pais em datas-chave.
A dieta foi definida como convencional (menos que 50% orgânica), moderadamente orgânica (5090%) e estritamente orgânica (mais do que 90%). Os pesquisadores dizem que as influências causadas pela dieta orgânica da mãe e das crianças estão intrinsecamente ligadas: "Nós não podemos excluir a possibilidade de que o baixo risco de eczema em crianças que usaram produtos laticínios orgânicos foi realmente devida ao alto consumo de produtos laticínios orgânicos da mãe, que garantiu proteção desde o período intra-uterino e durante a fase da amamentação".
Os pesquisadores também admitem que estudos anteriores mostrando que riscos de eczema, alergias e asma são menores em crianças de famílias que comem comida orgânica e as crianças são amamentadas por mais tempo. Essas crianças também consomem menos antibióticos e aspirinas.
Peter Melchett, diretor político da Soil Association, uma instituição de caridade britânica que promove cultivos orgânicos diz: "O bom senso nos diz que é melhor e mais saudável consumir alimentos orgânicos. O mais legal de tudo é que agora vemos a ciência tentando correr atrás do tempo perdido".
Deixe sua opinião