O dirigente chinês, Xi Jinping, enviou uma carta ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmando que está disposto a trabalhar com o novo governo brasileiro para desenvolver a economia dos dois países, salvaguardar a paz mundial e realizar uma cooperação bilateral pragmática.
Também desejou felicidades no governo. As informações são da Agência Brasil.
Leia também: 'China não é parte dos problemas do Brasil, mas sim das soluções', diz jornal estatal chinês
Na carta, o líder chinês disse que desde o estabelecimento das relações entre China e Brasil, há 44 anos, os "laços entre os dois países resistiram dos cenários internacionais e se desenvolveram de maneira integral e profunda".
Segundo Xi, a base dessas boas relações é o princípio de respeito mútuo. Ele disse ter apreciado a declaração feita por Bolsonaro, logo após ganhar as eleições, de que a China é um grande sócio de cooperação com o Brasil.
O mandatário asiático afirmou ainda que está disposto a realizar esforços conjuntos com o presidente Bolsonaro para respeitar os interesses centrais de cada país e desenvolver uma perspectiva estratégica a longo prazo.
Opinião de Jimmy Carter: Como consertar a relação EUA-China e impedir uma guerra fria moderna
A carta foi entregue na quarta-feira (2) em mãos a Bolsonaro pelo enviado especial Ji Bingxuan, segundo informou a Embaixada da China, em Brasília, nesta quinta (3).
Ji Bingxuan é vice-presidente do Comitê da Assembleia Popular Nacional e participou da cerimônia de posse do presidente.
No ano passado, a China foi o principal destino das exportações brasileiras —foram US$ 66,6 bilhões, alta de 32,2%.
Leia também: Ao chegar ao lado oculto da Lua, China se torna potência espacial
Vigilância do Pix aumenta e parlamentares reagem: entenda a medida da Receita Federal
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
A guinada de Mark Zuckerberg; ouça o podcast
Opositores afirmam que María Corina foi libertada após prisão violenta em Caracas