Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ESPANHA

Líder da Catalunha pede mais dois meses de negociação sobre independência da região

Líder da Catalunha, Carles Puigdemont, insiste em negociação para separar região do restante da Espanha | PAU BARRENA/AFP
Líder da Catalunha, Carles Puigdemont, insiste em negociação para separar região do restante da Espanha (Foto: PAU BARRENA/AFP)

O líder da Catalunha, Carles Puigdemont, falhou em esclarecer nesta segunda-feira (16) se a região declarou ou não independência da Espanha na semana passada, contrariando uma exigência de Madri. Em carta de quatro páginas endereçada ao primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, Puigdemont pediu uma reunião "o mais breve possível" com o premiê para discutir a situação da Catalunha. Ele propôs ainda que o diálogo se estenda pelos próximos dois meses.

Rajoy tem se recusado a iniciar conversações sobre a secessão da Catalunha, que, segundo ele, violaria a constituição espanhola.

Em plebiscito realizado no último dia 1º, a Catalunha votou por sua independência em relação à Espanha.

Na terça-feira (10), Puigdemont fez um discurso ambíguo em que primeiro declarou a independência da Catalunha e, em seguida, a suspendeu para oferecer ao governo espanhol a possibilidade de negociar a secessão da região, que fica no nordeste da Espanha e é a mais rica do país.

Ao falhar em elucidar a questão, o líder catalão terá até quinta-feira (19) para anular a declaração de independência. Em caso de recusa, Rajoy deverá destituir a Catalunha de parte de seus poderes.

As informações são da Dow Jones Newswires.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.