Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lee Jae Myung

Líder da oposição da Coreia do Sul propõe união bipartidária para promover estabilidade política no país

Líder da oposição da Coreia do Sul propõe união bipartidária para promover estabilidade política do país
Lee Jae Myung durante coletiva de imprensa neste domingo (15) (Foto: EFE/EPA/YONHAP SOUTH KOREA)

Ouça este conteúdo

Lee Jae Myung, líder do Partido Democrático, sigla da oposição que controla o Assembleia Nacional, o Parlamento da Coreia do Sul, propôs neste domingo (15) a criação de um organismo bipartidário, que junte a oposição e o governo, para lidar com a crise política que assola o país desde lei marcial que foi aplicada pelo agora presidente afastado Yoon Suk-yeol, que teve seu impeachment aprovado neste sábado (14), com votos da base governista e opositora.

“Proponho a formação de um organismo de cooperação bipartidária para normalizar os assuntos estatais, um órgão consultivo entre a Assembleia Nacional e o Governo”, declarou Lee, conforme noticiou a agência sul-coreana de notícias Yonhap.

Lee destacou a urgência de resolver a instabilidade política e minimizar os prováveis impactos econômicos gerados pela crise.

“O Partido Democrático cooperará ativamente com todos os políticos para estabilizar os assuntos nacionais e restaurar a confiança internacional”, afirmou.

O líder da oposição também pediu ao governo interino, liderado pelo premiê Han Duck-soo, que adote medidas rápidas e efetivas para estabilizar a economia.

“As autoridades financeiras e de gestão de divisas devem operar sem falta, um sistema de monitoramento 24 horas por dia”, pontuou. Além disso, garantiu que seu partido não medirá esforços para proteger os investidores e restaurar a confiança nos mercados financeiros.

Lee instou o Tribunal Constitucional a acelerar o julgamento sobre a destituição de Yoon Suk Yeol.

“Por favor, acelerem o processo de destituição do presidente. Essa é a única maneira de minimizar o caos no país”, disse ele, enfatizando a necessidade de reduzir a incerteza política.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.