Um dos principais nomes da oposição na Rússia, Alexei Navalny foi condenado a cinco anos de prisão por desvio de fundos nesta quinta-feira (18). Navalny e seus apoiadores alegam que a prisão teve motivação política para calar o crítico e intimidar as pessoas que defendem seu ponto de vista.
Navalny foi considerado culpado de liderar um grupo que desviou 16 milhões de rublos (US$ 500 mil) em madeira da empresa estatal Kirovles em 2009, quando ele trabalhava como consultor não remunerado para o governador provincial em Kirov, cerca de 760 quilômetros a leste de Moscou.
Navalny chamou atenção pela primeira vez com seu blog sobre corrupção. Ele foi um dos principais líderes da onda de manifestações que eclodiu no final de 2011 depois de uma eleição nacional parlamentar marcada por denúncias de fraude generalizada.
Foi Navalny quem chamou o dominante partido Rússia Unida de "partido de bandidos e ladrões" pela primeira vez, uma frase que se tornou um grito de guerra para a oposição nascente contra o líder russo, Vladimir Putin.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião