• Carregando...

O líder do Hamas, Khaled Meshaal, alertou que Israel pode enfrentar outro levante palestino a menos que melhore as condições na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada.

Meshaal disse ao jornal palestino al-Ayyan em uma entrevista publicada na segunda-feira que a continuação de um embargo econômico do Ocidente ao governo palestino e de ações militares de Israel vão levar a "uma enorme explosão que vai afetar não só os palestinos, mas também toda a região, especialmente a entidade sionista".

"Eu alerto e digo que vejo que a atual situação está levando na direção das condições que prevaleceram no final da década de 1990...que abriram caminho para a intifida da al-Aqsa", disse Meshaal. "Eu alerto e sob 'alerto' coloco muitas linhas vermelhas".

O Hamas formou um governo de unidade no mês passado com a facção Hamas do presidente Mahmoud Abbas em uma tentativa de acabar com a luta interna e aliviar o embargo econômico de um ano.

Mas as tensões entre o Hamas e a Fatah continuam altas, particularmente na Faixa de Gaza, e uma proibição do Ocidente a ajuda direta à Autoridade Palestina continua em vigor.

O braço armado do Hamas quebrou um cessar-fogo de cinco meses em Gaza ao atirar foguetes contra Israel em resposta às mortes de nove palestinos por forças israelenses.

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, disse no domingo que Israel vai adotar medidas para impedir que militantes palestinos atirem foguetes da Faixa de Gaza ou tentem se infiltrar no Estado judeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]