O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pediu nesta terça-feira que o indicado do Hamas para o cargo de premier forme o novo governo palestino.
Em uma reunião realizada na cidade de Gaza, Abbas entregou a Haniyeh uma carta na qual formalmente dá ao membro do Hamas o poder de constituir o próximo gabinete palestino.
Haniyeh, de 43 anos, encabeçou a lista eleitoral do Hamas que obteve 74 dos 132 assentos no Conselho Lesgislativo da ANP nas eleições de 25 de janeiro na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental.
O novo premier terá de três a cinco semanas para indicar os membros do gabinete. A direção do Hamas informou que os critérios serão mais técnicos que políticos.
Após aceitar a carta, Haniyeh disse que está muito cedo para os homens armados do Hamas se juntarem às forças de segurança palestinas.
- É muito cedo para falar sobre isso porque há contínuas ocupação e agressão contra o povo palestino - afirmou Haniyeh após aceitar a carta em que o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, pede que ele forme o novo governo.
Deixe sua opinião