Ouça este conteúdo
Na madrugada deste sábado (5), uma ofensiva israelense no norte do Líbano deixou quatro mortos, incluindo um líder do braço armado do grupo terrorista Hamas, que comanda o território palestino na Faixa de Gaza.
De acordo com o Times of Israel, que citou fontes ligadas ao Hamas, uma das vítimas foi Saeed Atallah, comandante das Brigadas Al-Qassam, a ala militar do Hamas. Ele morreu junto com três membros de sua família durante o ataque a um edifício perto do campo de refugiados Al Beddawi.
O ataque ocorreu pouco depois das Forças de Defesa de Israel (FDI) emitirem um aviso para os moradores de outra área do Líbano, os subúrbios ao sul de Beirute, conhecidos como Dahye, para que evacuassem, em antecipação a possíveis ofensivas contra alvos do grupo terrorista libanês Hezbollah.
Simultaneamente, o canal de televisão libanês Al Manar informou que Israel realizou ataques nas cidades de Bardala, a noroeste de Ramallah, e Burga, perto de Nablus, na madrugada de sábado.
O Hezbollah, apoiado pelo Irã, afirmou que, desde sexta-feira, iniciou confrontos com tropas israelenses na fronteira entre o Líbano e Israel, especialmente na aldeia de Odaisseh, conforme reportado pelo Times of Israel, embora os resultados desses combates ainda sejam incertos.
Além disso, o Hezbollah também relatou ter lançado foguetes contra forças israelenses na região de Yaroun, no sul do Líbano.