O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, se pronunciou nesta quarta-feira (10) sobre o conflito entre Israel e o Hamas, dizendo que interromperia seus ataques a partir do Líbano se o grupo terrorista palestino aceitasse um cessar-fogo.
“O Hamas está negociando em nome de todo o eixo de resistência”, disse Nasrallah, referindo-se à aliança regional liderada pelo Irã que se opõem a Israel e aos EUA.
“O que quer que o Hamas aceite, todos aceitam e ficam satisfeitos”, afirmou ainda, acrescentando que “não pedimos [ao Hamas] que coordene conosco porque a batalha em primeira instância é deles”.
Nasrallah deu as declarações dias depois de se encontrar com uma delegação do Hamas liderada pelo chefe de relações exteriores Khalil al-Hayya, nas vésperas das negociações, no Catar.
Em seu discurso, o líder miliciano insistiu em sua posição de que “se um cessar-fogo fosse alcançado nossa frente [Hezbollah] cessaria fogo sem qualquer discussão”.
A milícia libanesa tem trocado tiros quase diariamente com as tropas israelenses (FDI) em apoio ao Hamas desde o dia 8 de outubro, um dia depois do massacre do grupo terrorista palestino contra Israel que deixou milhares de mortos.