Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bento XVI

Líder judeu pede ao Papa abertura dos arquivos do Vaticano

Um líder da comunidade judaica de Colônia pediu ao Papa Bento XVI, nesta sexta-feira, que abra os arquivos do Vaticano do período da Segunda Guerra Mundial.

Abraham Lehrer fez o pedido ao Papa alemão durante um discurso de boas-vindas do pontífice à sinagoga de Colônia, que foi destruída por nazistas em 1938 e reconstruída após a guerra. Esta foi a apenas segunda vez na História que um Papa visitou um templo judaico. Bento XVI usou a ocasião para fazer um alerta contra o crescimento do anti-semitismo e pedir uma aproximação maior entre cristãos e judeus.

- Para nós, uma abertura completa dos arquivos do Vaticano do período da Segunda Guerra Mundial, 60 anos após o fim do Shoah (Holocausto), seria um sinal a mais de consciência histórica e agradaria aos críticos - disse ele ao Papa.

Grupos judeus têm pedido uma abertura completa dos arquivos, dizendo que isso poderia ajudar a elucidar a posição do Papa Pio XII, que ocupou a função e 1939 a 1958. Até agora, os arquivos foram apenas parcialmente abertos

Muitos judeus afirmam que Pio XII fechou para o Holocausto. O Vaticano rejeita tal acusação, afirmando que ele trabalhou às escondidas para salvar judeus e não foi mais enfático por medo de instigar represálias nazistas na Europa.

O Papa Bento XVI, que cumpre em sua Alemanha natal compromissos que estavam marcados para seu antecessor, João Paulo II, que morreu em abril, usou a visita à sinagoga para marcar o compromisso com o diálogo entre as religiões. Ele havia prometido fazer desta uma das missões principais de seu Pontificado.

- Hoje, tristemente, estamos testemunhando o surgimento de novos sinais de anti-semitismo e várias formas de hostilidade geral contra estrangeiros - disse Bento XVI. - Como podemos não ver nisso uma razão de preocupação e vigilância.

O Papa citou avanços nas relações entre cristãos católicos e judeus, mas pediu mais.

- Temos que nos conhecer muito mais e muito melhor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.