O líder norte-coreano, Kim Jong Il, viajou para a China, em uma rara visita ao exterior, informaram um funcionário da inteligência sul-coreana e funcionários do governo chinês a uma emissora de Seul nesta terça-feira. Poucas vezes ele deixou seu país. A última vez que visitara a China foi em abril de 2004, para se reunir com dirigentes do governo. As outras vezes foram em maio de 2000 e janeiro de 2001.
A viagem tem sido tratada com máximo sigilo por autoridades dos dois países comunistas. O governo de Pequim não confirmou nem negou a chegada do líder de Pyongyang. Ele teria cruzado a fronteira entre a Coréia do Norte e a China de trem, entrando no território chinês pela cidade de Dandong. Kim sempre viaja de trem por causa do seu medo de voar de avião.
De acordo com informações de fontes de segurança, a primeira parada da comitiva de Kim seria Xangai, seguindo depois para Pequim.
A visita ocorre em um momento de grande incerteza sobre a retomada das negociações multilaterais sobre o programa nuclear norte-coreano.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião